Liga Pomerodense De Desportos
 Usuário: Senha:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS  
28/10/2024
 
..................................................
01/11/2024
 
..................................................
02/11/2024
 
..................................................
  NOTÍCIAS  
 Tupi de Gaspar - 68 anos de atividades.
 
Dia 03/01, o Índio Gasparense comemorou seu sexagésimo oitavo aniversário de fundação.
Conforme consta nos Estatutos registrados em Cartório, no dia 03 de janeiro do ano de 1942 os senhores Pedro Vieira, Wilhelm Wickern, Silvio Schmitt, Egon Olinger, Carlos Barbosa Fontes, Glauco Beduschi, Edmundo dos Santos, Júlio Schramm, José Estefano dos Santos e Vidal Pamplona, fundaram o Clube Atlético Tupi de Gaspar.
Apesar de constar apenas estes nomes no documento oficial, a fundação do Tupi contou ainda com a colaboração de várias outras pessoas, o que é motivo de muito orgulho para toda a torcida alviverde, uma vez que a criação do Clube se deu em torno de um movimento popular gasparense.
O ano que passou foi de resgate dos símbolos no Clube: O Estádio Carlos Barbosa Fontes, casa do Tupi, está em reformas! A primeira etapa da Revitalização em breve será apresentada ao torcedor. Um merecido trabalho que deixará mais bonito e aconchegante o palco que sediou tantas alegrias ao longo destes anos.
Outro resgate muito importante foram as inúmeras ilustrações e fotografias publicadas neste site. O material foi enviado pelos torcedores do Tupi e serviu para montar o acervo denominado "Fotos Enviadas". Imagens dos anos 40, fotos da década de 50 e 60, recortes de jornal lembrando da equipe dos anos 70, os profissionais dos anos 80, enfim, o trabalho fez referência aos ídolos da história do Tupi e lembrou destas passagens de uma maneira inédita. Se o tema era nostalgia e lembrança do passado, o resgate da história do Clube contou também com a presença de personalidades ilustres no "Entrevistas para o Site", como Álvaro Correia, Vicente Schmitz (em memória) e o ex-treinador Biro-Biro. Eles nos contaram um pouco da época em que estiveram no Alviverde Gasparense. Mas não para por aí! O s projetos "Fotos Enviadas" e "Entrevistas para o Site" continuam neste ano e novidades virão em 2010.
Importante é lembrar também do dia 15 de janeiro do ano de 1945! Nesta data o Maestro Raymundo Bridon fez a música, enquanto o Sr. Trajano Margarida escreveu a letra: nascia o Hino Oficial do Tupi. Como se não bastasse, o som que ecoa há anos nas arquibancadas do Barbosão também não ficou de fora e o Canto da Charanga do Tupi (conhecido por muitos como o Hino Popular do Clube) foi lembrado em 2009. Com as letras e as músicas resgatadas, a Diretoria planeja gravá-las e, em breve, disponibilizá-las ao seu torcedor.
Por fim, o Livro Ouro, onde consta a Ata de Fundação do Clube Atlético Tupi também está em poder da Secretaria e está sendo preservado para compor o vasto acervo de símbolos históricos do Índio. Além da dita Ata de Fundação, constam no documento várias e várias assinaturas, registrando quem ajudou o Clube no passado. Antigamente, mais precisamente entre os anos 40 e 60, o Tupi montava seus times e ampliava seu patrimônio com o apoio exclusivo da Comunidade. Cada pessoa que colaborava, assinava seu nome neste Livro. Personalidades importantes não só do Tupi, mas da história de Gaspar constam naquele que é o um dos registros mais antigos do desporto da cidade.
A Diretoria aproveita a data para parabenizar e agradecer todos aqueles que fazem ou que fizeram parte do Clube, colaborando e ajudando da maneira que estava ao seu alcance. A Direção lembra ainda que somente respeitando o passado do nosso querido Índio Gasparense e trabalhando forte pelo seu presente é que teremos um futuro promissor repleto de vitórias dentro e fora de campo.
PARABÉNS TUPI!
PARABÉNS TORCEDOR!
















Ler mais sobre esta notícia
 
Data: 09/01/2010
Fonte: LPD/TUPI
ANUNCIO