30 de Junho de 2011 - 11:14. Água Verde (Po) ou Botafogo: quem será o campeão de 2011? Jornal de Pomerode. Vera Cruz/Loes/HLS parou na atuação segura do goleiro Alan. Água Verde (Po). Botafogo. O primeiro capítulo final do Campeonato Regional da LPD será neste domingo, dia 02/07, a partir das 15h, no Estádio da Colina, no Wunderwald. Os protagonistas da trama, Botafogo e Água Verde (Po) vão se enfrentar em busca da Taça Cidade de Gaspar, o grande prêmio cobiçado pelas 10 equipes que começaram a competição. Apesar da previsão de chuva para o fim de semana, a expectativa é muito grande para o primeiro embate da decisão. Pelas semifinais, os dois jogos foram decididos nos detalhes. No Estádio Hermann Koch, em Testo Central, o Vera Cruz/Loes/HLS recebeu o alvinegro do Wunderwald com a obrigação de ganhar no tempo normal para, na prorrogação, lutar pelo empate, o que garantiria a passagem para a decisão. Apesar do campo molhado ter prejudicado um pouco o bom futebol das duas equipes, o que se viu no primeiro tempo foi dois times buscando o gol todo o tempo, mas sem muita objetividade. O Botafogo começou um pouco melhor e chegou próximo à meta de Jonas com Neto, que acabou chutando pra fora. O Vera respondeu logo depois, através de Bicudo, que mandou por cima do travessão. Nessa atmosfera, o Bota conseguiu chegar ao gol, através de Ivan Gaspar, após troca de passes com Neto. Depois do gol, o time da casa partiu para cima do Botafogo, mas sem sucesso. Na volta para a segunda etapa, o panorama mudou um pouco. Isso porque o Vera Cruz, de tanto insistir, conseguiu a virada, com dois bonitos gols marcados por Gérson, que se especializou em balançar as redes alvinegras (em três jogos, foram quatro gols). E o placar poderia ter sido ainda mais dilatado, devido a um impedimento marcado pelo árbitro Daniel Kurth, muito contestado pelos jogadores cruzmaltinos. Quando tudo parecia se encaminhar para a prorrogação, numa falta da intermediária, o time da Colina chegou ao empate. Na cobrança de Fabinho, a bola desviou na barreira e morreu no fundo das redes. A partir daí, o Vera foi só pressão, mas que não se converteu em gols. O empate em 2 a 2 bastou para classificar o Botafogo à sua quinta decisão da LPD.
Vitória em Testo Alto. No outro jogo da semi, no Estádio Leopoldo Krueger, aconteceu o duelo dos “Águas Verdes”. O time de Timbó vinha de uma vitória por 1 a 0 e necessitava de um empate para obter a classificação. Sem outra opção, o Verdinho de Testo Alto se lançou ao ataque e foi premiado logo no início da partida, através do artilheiro Thiago. O time timboense mostrou bom futebol e teve tudo para alcançar o seu objetivo, mas foi infeliz nas conclusões. Nem mesmo a expulsão de Bruno Pereira foi favorável ao Verdão de Pomeranos. O resultado positivo levou o jogo para a prorrogação, na qual o Água Verde (Po) precisava apenas de um empate. O lance que definiu a classificação ocorreu no início da prorrogação: o goleiro Marcelo atingiu o adversário ao tentar socar a bola e o árbitro Alcione Lenzi marcou a penalidade máxima, expulsando o arqueiro. Na cobrança, Thiago converteu, chegando à artilharia isolada da competição, com 13 gols. O time de Pomerode teve tempo de marcar mais um, com Jânio, finalizando o placar em 3 a 0, conseguindo a tão sonhada vaga na final.
Expectativa. O primeiro jogo da decisão já vem mexendo com os torcedores, dirigentes e atletas envolvidos. O Botafogo, segundo o presidente Jürgen König, vem com força máxima para o campo. “Teremos a volta de Pinheiro, após cumprir suspensão, e não temos problemas com contusões ou cartões. Nosso time tem três opções para domingo: vencer, vencer ou vencer”, disse, enfatizando que uma vitória dará mais tranquilidade para o jogo da volta. Pelos lados de Testo Alto, o técnico Quinhos terá um pouco de dor de cabeça, pois três jogadores desfalcarão o time neste primeiro confronto. “O Bruno Pereira e o Maicon Silva foram expulsos na semifinal, além do Juninho, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Xuxa e Abner serão os substitutos. Nosso pensamento para domingo é fazer um jogo cadenciado, uma vez que um empate não é de todo mal. Mas eu tenho confiança em nossa equipe e acredito que possamos fazer uma boa partida no Wuderwald”, ponderou.
Números. Nos números da competição, os dois finalistas reinam absolutos. Botafogo e Água Verde (Tbo) possuem as defesas menos vazadas, com 14 gols sofridos em 13 jogos. O ataque mais positivo é o do Água Verde (Po), que marcou 35 gols em 13 jogos. Já a equipe mais disciplinada é o Botafogo, com 20 cartões amarelos e três vermelhos.
Curiosidades. • Água Verde (Po) e Botafogo se enfrentarão pela primeira vez em uma final. O time de Testo Alto já decidiu sete vezes a competição, sendo campeão em duas oportunidades (2005 e 2007). Já o Botafogo chega à sua quinta decisão, com um título no currículo, em 2006. • Entre os anos de 2003 e 2009, pelo menos uma das equipes esteve presente na final, o que mostra uma regularidade na competição. Neste período, o Verdinho fez cinco decisões (2003, 2004, 2005, 2007 e 2008). Já o Alvinegro decidiu a competição em 2006 e 2009. Quem leva o título de 2011? A sorte está lançada...