22 de novembro de 2011. | N° 1319 - AN INTERVALO | EDENILSON LEANDRO
13 ANOS EM 90 MINUTOS.
O América, após vencer o Juventus por 3 a 0 na partida de ida da final da Primeirona do futebol de Joinville, está a 90 minutos de acabar com 13 anos de jejum no principal campeonato da cidade. A última conquista foi em 1997, graças a um artigo do regulamento que hoje não existe mais: saldo de gols. Na final com o Pirabeiraba, o América goleou na primeira partida e, na segunda, perdeu de pouco. Mesmo com o chope aguado pela derrota, comemorou o título. De lá para cá, seca total, com direito a três vices seguidos entre 2002 e 2004 e algumas zombarias quando o investimento era visível e os resultado, risível. Por tudo isso, a expectativa é enorme no clube. Misturada com uma certa tensão, aquele frio na barriga.
Reação
O Juventus não teve chances diante do América. Mas ninguém joga a toalha. A primeira coisa que conhecido juventino fez ao sair da Arena foi lembrar a decisão do ano passado, na qual a Sercos enfiou quatro na Tupy no primeiro jogo e, no segundo, perdeu duas vezes em 120 minutos. Dá, acredita o pessoal do H. de Brito.
Estádio
Público instalado na Arena para acompanhar a primeira partida da final da Primeirona. Fosse em um campo dos clubes, faltaria espaço. Na Arena, sobra. O calor da decisão nos campos dos amadores é maior. Mas isso não conta quando a questão é a segurança, razão de a Arena ser o palco. Há quem não concorde e defenda um plano de ação da LJF e da PM para que os campos dos times tenham como receber decisões da Primeirona, como ocorre na Segundona e na Terceirona.