Liga Pomerodense De Desportos
 Usuário: Senha:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS  
13/04/2024
 
..................................................
10/04/2024
 
..................................................
14/04/2024
 
..................................................
  NOTÍCIAS  
 LPD - JASC 2019 ...
 
Publicado em 13/02/2019 - por Jornal de Pomerode / Esporte
Indaial, Pomerode e Timbó dão o pontapé inicial para os Jasc 2019.

Foi realizada na tarde de terça-feira, dia 12 de fevereiro, nas dependências da FME Timbó, a reunião com os três municípios sedes dos 59º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc 2019), que acontecerão de 07 a 17 de novembro em Indaial, Pomerode e Timbó.
Estiveram presentes as lideranças esportivas dos três municípios: Marcio Elisio (Timbó), Ademir Packer (Indaial) e Arlindo Ewald (Pomerode), que darão início aos trabalhos da maior competição esportiva de Santa Catarina.
Neste primeiro encontro, foram alinhados alguns pontos e definições de modalidades sedes, representatividade de cada modalidade em seu município (vaga) e a busca pela criação da logomarca do evento, que levará o nome dos três municípios pelo Estado neste ano.Também ficou decidido que Timbó realizará a abertura e o encerramento dos 59º Jasc, além de abrigar a CCO Geral. “Temos uma responsabilidade enorme em desenvolver, com qualidade e excelência, o maior evento esportivo do Estado”, enfatiza Elisio, acrescentando que “em conjunto com os demais municípios, não mediremos esforços para abrilhantar e fazer um dos melhores Jogos Abertos de Santa Catarina”.Fonte: FME Timbó
...................................
Publicado em 08/02/2019 - por Jornal de Pomerode / Esporte
Contagem regressiva para os Jasc 2019.
Os três municípios, a partir da semana que vem, iniciarão as tratativas para organizar a maior competição esportiva de Santa Catarina. Aguns detalhes já estão definidos, como locais de competições, segundo informações do presidente da Funpeel, Arlindo Ewald.
O mês de novembro será bastante movimentado, em termos esportivos, para a cidade de Pomerode. Isso se deve ao fato de a cidade sediar, juntamente com Timbó e Indaial, a 59ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).
As disputas acontecerão entre os dias 06 e 17, reunindo milhares de atletas, de diferentes partes de Santa Catarina.Assim como em 2004 e 2008 - apesar de não ter sido concluído -, as três cidades sediarão o maior evento esportivo do estado e, para isso, já estão iniciando as conversas para definir as primeiras ações. Tanto que há uma reunião marcada para a próxima terça-feira, dia 12 de fevereiro, em Timbó, reunindo os três presidentes das fundações: Arlindo Ewald (Pomerode), Márcio Elísio (Timbó) e Ademir Packer (Indaial).
“Neste primeiro momento, vamos nos reunir para definirmos a logomarca do evento, bem como, iniciar os trabalhos propriamente ditos”, destaca Ewald.
No entanto, alguns detalhes já estão definidos, como locais de competições. Segundo o presidente da Funpeel, o critério para a escolha desses locais é a representatividade de cada modalidade em seu município. Por exemplo, Pomerode receberá as disputas do Bolão Feminino, Ciclismo, Downhill, Futebol Feminino, Futsal Masculino e Feminino, Ginástica Artística Masculino e Feminino e Punhobol. Além disso, há a possibilidade do Tiro ao Prato e Tiro Carabina Apoiada também serem sediados em nossa cidade. “O Bolão, possivelmente, será ou no 25 de Julho, em Testo Rega, ou no Belz, em Testo Alto. Já o Ciclismo vai integrar as três cidades e o Downhill, será na Pista localizada nos Fundos do Parque de Eventos. O Ginásio do Dr. Blumenau receberá a Ginástica Artística; o Punhobol, será realizado no campo anexo à Pista de Atletismo; e o Futebol Feminino, em dois dos muitos estádios que Pomerode possui”, enumera.
Em termo de estrutura, Ewald tem a certeza de que Pomerode está muito bem servida e que os investimentos em melhorias serão pontuais. “Algumas reformas já estamos realizando, como no Ginásio Ralf Knaesel, que receberá o Futsal. Acredito que os outros locais estejam mais tranquilos com relação à estrutura, até porque, nós já temos o legado de outras edições dos Jogos Abertos, o que vai facilitar o nosso trabalho”. Além disso, cada município terá uma CCO, no entanto, a principal será na cidade de Timbó, bem como, a abertura da competição. “Como eles completarão 150 anos de emancipação política, nada mais justo do que levar a abertura para lá. E Pomerode já teve a oportunidade de sediar a CCO, em 2008, portanto, desde lá já havia esse acordo”, declara o presidente, acrescentando que a CCO “pomerodense” será no Parque de Eventos.Este trabalho conjunto visa dar o brilho que os Jogos Abertos de Santa Catarina merecem.
“É a maior competição em nível estadual e uma das maiores do Brasil. E o novo governo, que tem no presidente da Fesporte, Rui Godinho, um ex-atleta, tem o interesse de fazer com que os Jogos Abertos brilhem. E este é, também, o nosso intuito, pois Pomerode, Timbó e Indaial possuem um legado muito forte. Temos a facilidade de ter locais de competição sempre muito cuidados, juntamente com as escolas, que servem de alojamento, com estrutura adequada. Por isso, tenho certeza de que os 59º Jasc ficarão para a história”, finaliza.
Novas atrações para o JascRui Godinho, defensor da proposta de inclusão de novas modalidades esportivas no escopo das competições que sua entidade coordena, apresentou aos membros do CED-SC a inclusão, na forma de atração especial ou de apresentação, das modalidades de Muay Thai - arte marcial tailandesa - e o Boxe, durante a disputa dos Jasc.Segundo o presidente da Fesporte, as duas modalidades possuem características semelhantes e poderão ser disputadas no mesmo ambiente (ringue) sem que, com isso, possa gerar mais despesas. Originalmente, a iniciativa tem por objetivo proporcionar um atrativo especial ao público que frequentar os Jasc, constituindo-se, também, num pontapé inicial para que, futuramente, possam se tornar definitivas. Conforme a Instrução Normativa Nº 01/CED2017, no primeiro ano a modalidade será considerada de “apresentação”. Nos dois anos seguintes, “provisória” e, somente após o fim do terceiro ano, a modalidade poderá ser considerada oficial, ou não.Atualmente, a única modalidade que percorrer esse caminho é o Jiu-jitsu que, no ano passado, em Caçador, cumpriu seu primeiro ano de apresentação, com a participação de mais de 130 atletas, representantes de 60 municípios.
...................
Por Júlio Castro - Fesporte
REGIONAIS VOLTAM ÀS DISPUTAS DE RENDIMENTO DA FESPORTE

As competições de rendimento promovidas e executadas pela Fesporte, em parceria com os municípios, voltam a contar com o novo modelo de disputas classificatórias. Aprovado no final do ano passado e homologado, com redação final, no último final de semana pelo Conselho Estadual de Esportes (CED-SC), o regulamento geral das competições volta a contar, em seu escopo, com as etapas regionais.
Na nova formatação, os critérios classificatórios das modalidades coletivas dos Jogos Abertos (Jasc), Joguinhos Abertos e a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) terão as disputas em etapas microrregionais e regionais até o ingresso na fase Estadual.
A mudança permitirá disputas em 12 etapas microrregionais com participação de todos os municípios catarinenses. Ao final da competição, classificam-se para a etapa regional o primeiro, segundo e terceiro colocados de cada microrregional; mais uma vaga para cada duas etapas microrregionais com maior número de participantes e a cidade-sede, totalizando 12 municípios por modalidade.

Na etapa regional, com a participação de 48 municípios, vão se classificar para o Estadual o primeiro, segundo e terceiro colocados que, juntos ao primeiro, segundo e terceiro colocados do ano anterior e a cidade-sede, vão totalizar 16 equipes ou municípios de cada modalidade (coletivas). A exceção fica por conta das modalidades individuais: vão direto para a etapa Estadual sem a necessidade de passagem pelos micros e regionais.

Número de jogos nos micros poderá superar 3 mil.

Conforme levantamento preliminar da área técnica da Fesporte, o total de jogos nas modalidades coletivas, excetuando-se a bocha e os bolões durante a disputa dos microrregionais, poderão chegar a 3.168. O cálculo é baseado na disputa das modalidades de quadra (basquete, handebol, futsal e voleibol) nos dois naipes. Por modalidade serão 264 jogos que, multiplicados pelos 12 microrregionais, alcançar-se-á a soma de 3.168 confrontos. Não estão incluídos no balanço geral as disputas do bolão 16 e 23 e a bocha que, pelo grande número de praticantes, estão sujeitos a classificatórias.
O cálculo também considera a participação do futebol que está presente no regulamento geral apenas nos micros dos Jogos Abertos (feminino) e dos Joguinhos (masculino e feminino). A previsão é de que as competições de rendimento, em suas etapas micro, regional e estadual reúnam aproximadamente, entre atletas, dirigentes, técnicos e equipes de apoio em todas as modalidades, cerca de 120 mil participantes.

Confira a divisão, por microrregional, dos municípios participantes dos Jasc, Joguinhos e Olesc

1ª Etapa Microrregional:

São Miguel do Oeste, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Guaraciaba e Paraíso, Maravilha, Bom Jesus do Oeste, Flor do Sertão, Iraceminha, Modelo, Pinhalzinho, Romelândia, Saltinho, Saudades, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Serra Alta, Sul Brasil e Tigrinhos, Dionísio Cerqueira, Anchieta, Guarujá do Sul, Palma Sola, Princesa e São José do Cedro, Itapiranga, Iporã do Oeste, Santa Helena, São João do Oeste e Tunápolis.

2ª Etapa Microrregional:

São Lourenço D’Oeste, Campo Erê, São Bernardino, Coronel Martins, Galvão; Jupiá e Novo Horizonte, Chapecó, Águas Frias, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Planalto Alegre, Palmitos, Águas de Chapecó, Caibí, Cunha Porã, Cunhataí, Mondai, Riqueza e São Carlos, Quilombo, Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Santiago do Sul e União do Oeste.

3ª Etapa Microrregional:

Xanxerê, Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal do Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão e Xaxim, Concórdia, Alto Bela Vista, Ipira, Irani, Peritiba, Piratuba e Presidente Castelo Branco, Seara, Arvoredo, Arabutã, Ipumirim, Lindóia do Sul, Itá, Paial e Xavantina.

4ª Etapa Microrregional:

Joaçaba, Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibicaré, Jaborá, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Treze Tílias e Vargem Bonita, Videira, Arroio Trinta, Fraiburgo, Iomerê, Pinheiro Preto, Salto Veloso e Tangará, Caçador, Calmon, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas e Timbó Grande.

5ª Etapa Microrregional:

Campos Novos, Abdon Batista, Brunópolis, Celso Ramos, Ibiam, Monte Carlo, Vargem e Zortéa, Curitibanos, Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília e São Cristóvão do Sul, Lages, Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta e São José do Cerrito.

6ª Etapa Microrregional:

Rio do Sul, Agrolândia, Agronômica, Braço do Trombudo, Laurentino, Rio do Oeste eTrombudo Central, Ituporanga, Alfredo Wagner, Atalanta, Aurora, Chapadão do Lageado, Imbuia, Leoberto Leal, Petrolândia e Vidal Ramos, Ibirama, Apiúna, Dona Emma, José Boiteux, Lontras, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Vitor Meireles e Witmarsum, Taió, Mirim Doce, Pouso Redondo, Rio do Campo, Salete e Santa Terezinha.

7ª Etapa Microrregional:

Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves e Pomerode, Timbó, Ascurra, Benedito Novo, Indaial, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros e Rodeio.

8ª Etapa Microrregional:

Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú, Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder, Mafra, Campo Alegre, Itaiópolis, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho e São Bento do Sul, Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras.

9ª Etapa Microrregional:

Brusque, Botuverá, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas, Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.

10ª Etapa Microrregional:

São José, Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara, Laguna, Garopaba, Imaruí, Imbituba, Paulo Lopes e Pescaria Brava.

11ª Etapa Microrregional:

Tubarão, Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão e Treze de Maio, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, Urubici e Urupema, Braço do Norte, Armazém, Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero e São Martinho.

12ª Etapa Microrregional:

Balneário Rincão, Criciúma, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.









Ler mais sobre esta notícia
 
Data: 13/02/2019
Fonte: LPD-JP
ANUNCIO