Liga Pomerodense De Desportos
 Usuário: Senha:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS  
25/04/2024
 
..................................................
25/04/2024
 
..................................................
24/04/2024
 
..................................................
  NOTÍCIAS  
 LPD - Futebol 7 Society - Curso ...
 
Publicado em 20/02/2019 - por Jornal de Pomerode / Esporte
Busca constante de conhecimento
Objetivar o aprimoramento, em qualquer setor da vida, é fundamental para o sucesso. E, no esporte, isso não é diferente. Por isso, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, a LPD e a Funpeel promoveram um Curso de Futebol 7 Society, em nossa cidade.
Aulas teóricas foram ministradas no Auditório da Prefeitura Municipal.
Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode
Objetivar o aprimoramento, em qualquer setor da vida, é fundamental para o sucesso. E, no esporte, isso não é diferente. Por isso, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, a Liga Pomerodense de Desportos (LPD) e a Fundação de Eventos, Esporte e Lazer (Funpeel) promoveram um Curso de Futebol 7 Society, ministrado pelo presidente da Federação Internacional de Football 7 Society (Fifo7), Milton Mattani, e pelo professor Lauro Henrique.Os trabalhos compreenderam 20h de aulas teóricas, no Auditório da Prefeitura Municipal de Pomerode - entre sexta-feira e sábado -, e duas horas de aulas práticas, que foram realizadas no domingo pela manhã, no campo sintético da A.E. Floresta, centro da cidade.Durante o curso, que teve a participação de, aproximadamente, 30 pessoas, entre árbitros, mesários e pessoas ligadas ao esporte, foram abordados os conhecimentos das regras oficiais internacionais, regulamentos, relatórios, mecânica de arbitragens e conduta dos oficiais. Ao fim, uma prova escrita foi aplicada aos participantes, que precisam atingir a nota mínima de 7,0 para que possam obter o certificado de conclusão do curso e, então, aptos a atuar em qualquer competição de Futebol 7 Society regida pela LPD. O resultado sai em uma semana.Conforme Mattani, a Fifo7 trouxe a atividade, novamente, a Pomerode, pelo fato dela ser uma das referências, no Estado, quando o assunto é o Futebol 7 Society. “Em virtude disso, necessitamos preparar os oficiais de arbitragem de acordo com a sua grandeza. E esse curso foi muito importante, porque nós tivemos cerca de 30 participantes e sentimos que todos têm vontade de seguir a carreira. Inclusive, temos árbitros da cidade que são integrantes do quadro nacional e adquirir esse requisito requer muito esforço e determinação”, explana.Já para o presidente da LPD, Ademar Ramthun, este tipo de reciclagem é de extrema importância para que os comandantes das partidas tenham cada vez mais condições de aplicar as regras, de forma correta. “Todos sabem da cobrança que existe nas competições que a LPD promove, com relação ao aprendizado dos árbitros. Frente a isso, a Liga Pomerodense de Desportos busca trazer este tipo de curso e atualização, que devem ser constantes. Aí podemos ver a importância que os árbitros dão a estas iniciativas, pois buscamos cada vez mais conhecimento. Isso nos gratifica e nos sentimos recompensados pelo número de pessoas que compareceram”, finaliza.
......................
Publicado em 14/02/2019 - por Jornal de Pomerode / Esporte
Neste fim de semana, entre os dias 15 e 17 de fevereiro, Pomerode será sede de mais um Curso de Futebol 7 Society, ministrado pelo presidente da Federação Internacional de Football 7 Society (Fifo7), Milton Mattani, e pelo professor Lauro Henrique.
As atividades, promovidas pela Liga Pomerodense de Desportos (LPD) e Fundação de Eventos, Esporte e Lazer (Funpeel), compreenderão 20h de aulas teóricas, no Auditório da Prefeitura Municipal de Pomerode - entre sexta-feira e sábado -, e duas horas de aulas práticas, a serem realizadas no domingo pela manhã, no campo da A.E. Floresta, centro da cidade.
Não é a primeira vez que os professores vêm a Pomerode, uma vez que já trouxeram o curso em 2014, 2015 e 2017, assim como palestras voltadas a treinadores e dirigentes. Conforme, o diretor de árbitros da LPD, Arlindo Utpadel, a entidade, com apoio total do presidente, Ademar Ramthun, procura oferecer o melhor para os árbitros de nossa cidade. “É de fundamental importância e para o bom andamento das competições, que os profissionais de arbitragem estejam bem preparados. Como sempre costumo falar para eles, a arbitragem é nossa segunda profissão. Por isso, é uma honra contar, mais uma vez, com estes dois professores das regras do Futebol 7 Society, Milton Mattani e Lauro Henrique”, declara.
Até o momento, foram confirmadas 25 inscrições, segundo os organizadores.
“Espero que o pessoal aproveite a oportunidade que estamos oferecendo, mais uma vez”, finaliza Utpadel. Atualmente, o Futebol 7 Society possui cerca de quatro milhões de praticantes, no Brasil, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Tocantins, entre outros. No país, segundo dados da Fifo7, há cerca de quatro mil campos com grama sintética, perfazendo 4,6 milhões de m² do material, o que torna o esporte um dos que mais vende artigos esportivos, gerando oito mil empregos diretos e 20 mil indiretos. Isso faz com que a modalidade seja a mais praticada em terras brasileiras, uma vez que as suas 24 federações realizam, todos os anos, vários campeonatos, em todas as categorias, desde Sub 7 até Masters. E esse sucesso não é restrito somente ao Brasil. Ainda segundo a entidade, muitos países também já aderiram ao Futebol 7 Society, em quase todos os continentes, como é o caso de Portugal, Suíça, Itália, Bélgica, França, Estados Unidos, Canadá, México, Japão, Austrália, República do Congo, Turquia, Israel, entre tantos outros.
ENTREVISTA -
O JP Esporte conversou, de maneira exclusiva, com o presidente Mattani, sobre o curso de atualização que será realizada em nossa cidade, bem como, sobre os benefícios da modalidade para os seus praticantes.
JP ESPORTE - Qual a importância desse Curso de Futebol Sete Society? Para quem ele é voltado?
MILTON MATTANI - Para a formação de oficiais de arbitragens, pois a eles cabem a divulgação e implantação das regras oficiais entre atletas, técnicos, torcedores, dirigentes e público em geral, assim como, a divulgação do esporte.
JPE - Porque resolveram realizá-lo, novamente, na cidade de Pomerode?
MM - Pomerode é uma das cidades de Santa Catarina que tem um grande número de praticantes deste esporte, assim como vários campeonatos com participação até de cidades vizinhas. Portanto, pela sua grandiosidade, seus oficiais de arbitragens precisam estar sempre atualizados.
JPE - Que temas que serão desenvolvidos durante as palestras?
MM - Principalmente, conhecimentos das regras oficiais internacionais, regulamentos, relatórios, mecânica de arbitragens e conduta dos oficiais.
JPE - Qual a importância da cidade para a disseminação do Futebol Sete Society entre seus praticantes?
MM - O Futebol Suíço, Fut7 ou Futebol Social eram praticados sem uma regra oficial, ou seja, cada comunidade praticava de sua maneira. E quando o esporte é normatizado, todos são beneficiados. Em relação à importância, não somente Pomerode, como em outros municípios, criam-se amizades, somadas à troca de ideias, rivalidades esportivas, rodas de conversas após as disputas, movimentação do comércio, além de, claro, beneficiar a saúde.
JPE - Quais os principais benefícios da modalidade, no que diz respeito às suas regras?MM - Este esporte tem suas regras rígidas em relação à disciplina, pois faltosos poderão ser alijados após cometerem cinco infrações, permitindo uma prática saudável, bem como, a preservação dos talentosos, para tanto. Para isso, os oficiais são preparados adequadamente.
JPE - O que lhe motivou a criar as regras da modalidade?
MM - Fui, por 35 anos, árbitro de futebol de salão e, devido à explosão demográfica acontecida em São Paulo, na década de 80, foram ficando raros os campos “varzeanos” e sobravam pequenos espaços para as famosas “peladas”. Assim aconteceu, também, nos clubes sociais, nos quais, estes espaços ficavam sem aproveitamento. Aí pensei, porque não normatizar e tornar esta prática um verdadeiro esporte? Assim, iniciamos o trabalho em 1997, criando, então, as regras do Futebol Society. E através da Federação Internacional de Futebol 7 Society, divulgamos em todo o planeta.
O número 7 foi incorporado quando fizemos um livro de regras em quatro idiomas, para ser difundido mundialmente, pois com o numeral, seria mais fácil a sua divulgação.


Ler mais sobre esta notícia
 
Data: 22/02/2019
Fonte: LPD-JP
ANUNCIO