Liga Pomerodense De Desportos
 Usuário: Senha:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS  
28/03/2024
 
..................................................
25/03/2024
 
..................................................
21/03/2024
 
..................................................
  NOTÍCIAS  
 LPD - FCF completa 96 anos ...
 
Federação Catarinense de Futebol celebra 96 anos!
12 DE ABRIL DE 2020

Doze de abril. Uma data de grande significado para o futebol catarinense. É o aniversário da entidade que regulamenta e organiza o esporte mais popular do mundo em Santa Catarina. Neste domingo, a Federação Catarinense de Futebol comemora seus 96 anos de existência, destacando-se pelos esforços tomados em prol do desenvolvimento da modalidade em nosso Estado.
Ao longo de todas essas décadas, somando quase um século de vida, a FCF escreve a sua história com realizações dentro e fora das quatro linhas. O sucesso dessas jornadas está representado por conquistas dos clubes filiados, a força das nossas categorias de base, o valor das ligas regionais e o esporte não-profissional, além do recente crescimento do futebol feminino.
A Federação teve 17 presidentes, atualmente sendo conduzida por Rubens Renato Angelotti. Seus colaboradores trabalham diariamente para que todos os processos sejam feitos da melhor maneira possível, unindo forças e visando uma evolução constante. Agradecemos o apoio de quem já esteve do nosso lado em todos esses anos e continuamos comprometidos com uma missão: inovação, respeito e transparência. Pelo bem do futebol catarinense!
A nossa história
A reunião dos cinco clubes fundadores aconteceu no Centro de Florianópolis, na Rua Esteves Júnior, nas dependências do Gymnasio Catharinense, atual Colégio Catarinense, berço da educação e da prática desportiva do Estado. Estiveram presentes os representantes dos clubes Figueirense Foot-Ball Clube, Internato Foot-Ball Clube, Trabalhista Foot-Ball Club, Avahy Foot-Ball Club e Clube Athlético Florianópolis, para o registro da ata de fundação da Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres, atual Federação Catarinense de Futebol. “Sucessora, por transformação em entidade especializada, da antiga Liga Santa Catarina de Desportos Terrestres”, conforme denomina o Art.1 do Estatuto da Entidade.
Ao longo da história, a Federação da Federação Catarinense de Futebol segue evoluindo gradativamente para o centenário, amparada pelo desempenho dos clubes profissionais filiados atualmente, pelo fomento do futebol não-profissional com as competições realizadas pelas Ligas Não-Profissionais e pela condução de competentes gestões administrativas.
Desde 2007, após quinze endereços anteriores, treze em Florianópolis e outros dois em Balneário Camboriú, a FCF possui sua sede própria, localizada na Alameda Delfim Pádua Peixoto Filho, no Bairro Municípios, no balneário turístico do litoral norte.
Os guerreiros de Chapecó
A Federação Catarinense de Futebol grifa na história administrativa o pesar eterno à memória dos 71 heróis que integravam a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, acidentada na Colômbia, naquele que representa o capítulo mais doloroso da história do futebol catarinense.
Sempre serão lembrados (Giba Thomaz/Chapecoense)
A perda irreparável dos dirigentes renomados, dos atletas guerreiros, da comissão técnica exitosa, dos competentes e motivados profissionais de imprensa e de tripulantes do vôo da Associação Chapecoense de Futebol, marca também o sentimento antagônico da imagem do principal título da história do futebol de Santa Catarina, a Copa Sul Americana 2016.
Títulos nacionais
Ao longo dos 96 anos da Federação Catarinense de Futebol, os clubes catarinenses conquistaram sete títulos nacionais. Nas cores do Criciúma Esporte Clube alcançamos a Copa do Brasil de 1991.
Os campeões da Copa do Brasil em 1991 - Criciúma EC)
O Criciúma ainda foi protagonista de outros dois importantes títulos para o futebol de Santa Catarina, o Campeonato Brasileiro da Série B de 2002 e o Campeonato Brasileiro da Série C em 2006. O Joinville Esporte Clube seguiu os mesmos rumos e também conquistou o Campeonato Brasileiro das Séries C e B – em 2011 e 2014, respectivamente.
O primeiro título de Campeonato Brasileiro conquistado por um catarinense teve marca da tradição do futebol da capital. Em 1998, o Avaí Futebol Clube sagrou-se vencedor da Série C. Em agosto de 2019, o Brusque Futebol Clube fez história e levantou a taça do Campeonato Brasileiro da Série D.
Os títulos nacionais do nosso Estado:
1991 – Copa do Brasil – Criciúma Esporte Clube;
1998 – Campeonato Brasileiro Série C – Avaí Futebol Clube;
2002 – Campeonato Brasileiro Série B – Criciúma Esporte Clube;
2006 – Campeonato Brasileiro Série C – Criciúma Esporte Clube;
2011 – Campeonato Brasileiro Série C – Joinville Esporte Clube;
2014 – Campeonato Brasileiro Série B – Joinville Esporte Clube;
2019 – Campeonato Brasileiro Série D – Brusque Futebol Clube.
E seguimos trabalhando por realizações ainda maiores!

Ler mais sobre esta notícia
 
Data: 12/04/2020
Fonte: LPD-FCF
ANUNCIO