Liga Pomerodense De Desportos
 Usuário: Senha:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS  
13/04/2024
 
..................................................
10/04/2024
 
..................................................
14/04/2024
 
..................................................
  NOTÍCIAS  
 LPD - Fesporte confirma 60º JASC em 2020 ...
 
Jasc são confirmados em seis cidades, no mês de novembro.
Brusque, Balneário Camboriú, Rio do Sul, Florianópolis, Blumenau e Timbó serão as sedes em 2020.
Por Jornal de Pomerode/Esporte - Publicado em 03/09/2020 15:497
A etapa estadual dos Jogos Abertos de Santa Catarina será realizada entre os dias 17 a 23 de novembro, em seis cidades, com Brusque sendo a principal sede desta 60ª edição.
Balneário Camboriú e Rio do Sul também sediarão competições, assim como Florianópolis, Blumenau e Timbó.
A confirmação foi feita pelo presidente da Fesporte, Rui Godinho da Mota, em uma videoconferência com representantes de federações esportivas.
Com a descentralização, Brusque, cidade-berço dos Jogos Abertos, sediará 10 modalidades: natação, futsal, voleibol, basquete, tênis de mesa, bolão 16, bolão 23, ciclismo, xadrez e bocha. A cidade deverá contar, ainda, com a instalação da Comissão Central Organizadora (CCO).
Balneário Camboriú será sede de oito modalidades: triatlo, vôlei de praia, jiu jítsu, caratê, judô, taekwondo, handebol e ginástica rítmica.
Rio do Sul ficará com quatro: tiro, tênis, futebol e punhobol.
Em Florianópolis, acontecerá o remo.
Em Blumenau, a ginástica artística e, em Timbó, o atletismo.
Para comportar as competições em apenas sete dias, o evento contará não somente com a descentralização da sede, mas também, como já havia anunciado Godinho desde o início da pandemia, com a redução do número de atletas, de forma que as fases de disputa de cada modalidade sejam mais curtas.
Outro procedimento necessário para essa edição será a ausência de público, em respeito à determinação de contenção do avanço do coronavírus.
Além disso, a Fesporte elaborou um protocolo sanitário junto às federações esportivas, com base nas determinações dos órgãos de saúde.
Os atletas serão submetidos ao teste tipo RT-PCR, que deverá ser realizado pelos respectivos municípios a que representam.
Os testes deverão ser feitos ainda no município de origem, e os resultados, emitidos com 72h de antecedência do embarque para os Jasc.
“O grande problema é a viagem do vírus de uma comunidade à outra. Então, a ideia é garantir que o atleta já saia de seu município saudável, sem risco de acabar contaminando outros locais”, destacou Godinho.
Ele salienta que, em casos positivos, não há alternativa senão o WO (derrota por ausência), nos esportes individuais.
Já nos coletivos, haverá afastamento de jogadores que testarem positivo.
A Fesporte também definiu o calendário de ações e eventos referentes aos Jasc.
O cadastramento dos municípios que disputarão os Jasc deverá ser feito no período de 11 a 17 de setembro.
No mês de outubro, acontecerão as competições da etapa regional, além da estadual, que ocorrerá em novembro. O calendário detalhado será publicado pela Fesporte.
Com informações da Fesporte.
A Fesporte divulgou, nesta quinta-feira (3), o calendário de eventos 2020. Em função das medidas de restrição no combate ao avanço do coronavírus, as competições referentes aos eventos esportivos da Fesporte mantiveram-se suspensas. Na última terça-feira (2), porém, o presidente Rui Godinho anunciou a realização da 60ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) ainda em 2020, as sedes (Brusque, Timbó e Rio do Sul) e as medidas sanitárias.
Segundo a diretoria de esporte da Fesporte, os Jasc serão realizados em dois blocos neste ano: o primeiro em meados de novembro (19 a 24) e o segundo no início de dezembro (30/11 a 5/12). A equipe técnica da Fesporte está preparando o cronograma que definirá as competições de cada bloco.
As propostas de sedes regionais também estão sendo analisadas, sobretudo no que se refere às questões de infraestrutura e segurança no combate à covid-19. Equipes farão vistorias nos espaços físicos observando além dos aspectos da competição, também as questões sanitárias.
O mês de setembro se reserva aos prazos de inscrição (até dia 11) e de desistência e inclusão de atleta (17), bem como ao início dos eventos da etapa microrregional (25). Em outubro, encerra-se o período de realização da etapa microrregional (11), prazo de desistência e inclusão de atleta para a etapa regional, congressos técnicos da etapa regional (21 e 22) e realização das competições nas regiões Oeste e Centro-Oeste (29/10 a 1/11).
Novembro traz o período de realização dos jogos nas regiões Leste-Norte e Sul (5 a 8), o fim do prazo para desistência ou inclusão de atleta para a etapa estadual (11), o congresso técnico (16), o primeiro bloco dos Jasc (19 a 24) e o início do segundo bloco (30), que se encerra em 5 de dezembro.

Ler mais sobre esta notícia
 
Data: 04/09/2020
Fonte: LPD-JP
ANUNCIO