Liga Pomerodense De Desportos
 Usuário: Senha:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS  
13/04/2024
 
..................................................
10/04/2024
 
..................................................
14/04/2024
 
..................................................
  NOTÍCIAS  
 LPD - Dia do treinador ...
 
No Dia do Treinador, Celço Nicodemus diz que o Tupi é sua segunda família
14/01/2021 - Jornal Cruzeiro do Vale - Gaspar - Edição 1985
No Dia do Treinador, Celço Nicodemus diz que o Tupi é sua segunda família
O dia 14 de janeiro marca o Dia do Treinador de Futebol no Brasil. A data busca uma homenagem a esse profissional tão importante da cultura do futebol e também do povo brasileiro.

Existe uma expressão consagrada no meio futebolístico que diz que “em época de Copa do Mundo, o Brasil tem mais de 200 milhões de treinadores de futebol”, uma alusão aos palpites populares e aos anseios dos torcedores em verem seus jogadores preferidos vestirem a camiseta amarela da Seleção.

Só que ser treinador de futebol não é tarefa fácil. Além dos conhecimentos táticos e técnicos, é necessário saber gerenciar um grupo de jogadores com realidades, desejos e culturas diferentes. Além dos ensinamentos dentro das quatro linhas, o “professor” é fundamental na construção do caráter e da mentalidade dos jogadores de futebol. Missão difícil, encarada com coragem por quem se dedica e ama a profissão.

Em Gaspar, a figura de Celço Nicodemos é sinônimo de treinador de Futebol. Celço chegou ao Tupi em 1995 e permanece até hoje embalando os sonhos de centenas de garotos, talvez milhares deles tenham sido orientados pelo trabalho sério e competente do professor.

“Cheguei ao Tupi em 1995,quando iniciei o trabalho. Confesso que não esperava ficar tanto tempo, mas gostei tanto que fiquei até hoje. São 26 anos de amor e gratidão ao clube. Aqui construí minha família, e hoje o tupi é meu amor é minha vida, minha segunda família”, lembra.

Celço passou por todas as categorias, mas explica que prefere trabalhar com a garotada, na formação das categorias de base. “Pra mim é gratificante poder ajudar estes meninos a lutar pelos seus sonhos, mas acho que o mais importante é formar homens de caráter e respeito”, comenta.

Para ele, o maior desafio hoje em dia, com a quantidade de informações que estão à disposição da sociedade, é manter-se atento a todas as mudança que acontecem, além de procurar se manter sempre atualizado em tudo.

“A gente procura acompanhar essas informações e aplicá-la no nosso dia a dia,mas você tem sempre que manter seu estilo de trabalho, a tecnologia ajuda muito no nosso trabalho”, explica.

O treinador mais longevo da história do Tupi se sente realizado profissionalmente. “Hoje me sinto satisfeito, conquistei tudo que podia. Agradeço a Deus, minha família e ao Tupi, que me deu esta chance de realizar tudo. Só tenho gratidão por todas as minhas conquistas, e alguns sonhos das molecada realizado. Me sinto completamente realizado e para coroar isto, ver o Tupi novamente disputar o profissional é muito gratificante”, disse.

A redação entrou em contato com algumas personalidades do esporte local, que deixaram uma homenagem ao professor Celço, como uma forma de reconhecimento do seu trabalho.

Confira
"Seu Celço foi muito importante no começo da minha vida no meio do futebol. Além de me ajudar muito dentro de campo ele forma pessoas, caráter. Feliz dia do treinador a todos, em especial ao seu NicodemUs".

Dudu Bendini - jogador do Sagan Tosu, do Japão

*

"A dedicação e a responsabilidade com que o professor Celço Nicodemus realiza o seu trabalho são exemplos para todos nós. Para ele, não basta apenas formar jogadores – é preciso formar cidadãos que contribuam com a sociedade por meio do esporte. E por isso, tornou-se sinônimo de treinador de futebol para a nossa Gaspar".

Ciro Quintino - vereador, ex-presidente do Tupi

*

"Gasparense que joga ou jogou futebol nas últimas três decadas e não passou pelo professor Celço nunca foi jogador de verdade! Celço se tornou a maior referência de futebol de base não só em Gaspar, mas em toda região do Vale e por que não dizer em Santa Catarina".

Jerry de Oliveira, comentarista esportivo

*

“Fui jogador do professor Celço dos 14 aos 17 anos e trago até hoje muitos ensinamentos para minha vida pessoal e profissional. Professor Celço contribuiu muito com a formação do meu caráter. Sou muito grato”.

Jersinho Testoni, Treinador do Brusque FC



Ler mais sobre esta notícia
 
Data: 14/01/2021
Fonte: LPD-JCV
ANUNCIO