1ª. COPA: AACEP/FUNPEEL
Troféu transitório Gilmar Knaesel
COORDENAÇÃO: LPD
1 – COMPETIÇÃO
A competição é coordenada pela Liga Pomerodense de Desportos, com apoio da ACCEP/FUNPEEL.
1.0 – Os jogos serão realizados em campos a serem definidos no período de 22/09/2007 a 02/12/2007, aos sábados, com início previsto para o primeiro jogo às 14:30 horas, com tolerância de 15 minutos, somente para o primeiro jogo de cada rodada,sendo a final e (3º/4º) num domingo.
O 1º Campeonato Municipal de Futebol Sete Society Masculino será disputado pelas regras internacionais do Futebol 7 Society, regidas pela Confederação Brasileira de Futebol 7 Society.
ÚNICO: Em caso de suspensão de uma rodada, ou partida, por motivo qualquer; será marcada uma nova rodada ou partida em data disponível, sendo dado como prioridade os feriados existentes no período da competição (O cancelamento da partida por parte da coordenação da competição só poderá acontecer sexta-feira até 17:00, a partir daí só o árbitro cancelará a rodada).
1.1- Para confirmação e efetivação da inscrição no 1º Campeonato Municipal de Futebol Sete Society Masculino, a equipe deverá preencher a ficha de inscrição (em duas vias, assinado e datado).
1.2 – Poderão participar do 1º Campeonato Municipal de Futebol Sete Society, somente pessoas que:
*Com vínculo empregatício ou residencial em Pomerode.
Todas as equipes entregarão até dia 12 de setembro, quarta-feira, às 19:00 no protocolo da LPD a relação dos dezesseis atletas, que disputarão o campeonato, e terão prazo até dia 20 de setembro para impugnar a participação de qualquer atleta. A partir dessa data a LPD não aceitará recurso, queixa ou reclamação, quanto à inscrição de atletas, estando todos aptos e homologados pela LPD.
1.3 – Será vedada a participação no 1º Campeonato Municipal de Futebol Sete Society Masculino, pessoas que:
o Que jogaram o campeonato regional adulto pela LPD em 2007.
o Poderão participar, somente três atletas, por equipe, que jogaram a categoria aspirante pelo campeonato regional da LPD em 2007.
2 - CONGRESSO TÉCNICO
2.1– O congresso técnico e outras reuniões técnicas serão realizadas na sede da LPD em data e horário previamente comunicadas a cada equipe, à qual deverá credenciar 01 (um) representante, perante à Comissão Organizadora.
2.2 – Cada equipe receberá o regulamento e a tabela do certame, em data e horário a ser definido pela LPD, estando assim devidamente informado de tudo o que se relaciona com o presente campeonato. Sendo que este representante assinará o recebimento do regulamento.
3 - UNIFORME
3.1– As equipes deverão estar completamente uniformizadas para poder participar da partida. Compreende-se por uniforme completo: camisa numerada, calção (numerado ou não). Se numerado este deverá possuir o mesmo número da camisa, meia da mesma cor e tênis para futebol suíço ou tênis normal.
3.2 – Ficam terminantemente proibidas chuteiras de travas (mesmo que as travas sejam retiradas).
3.3 – O capitão da equipe deverá estar devidamente identificado com a faixa de capitão (braçadeira).
3.4 – Estará impedido de participar da partida o jogador sem uniforme completo. Todos os participantes, inclusive no banco de reservas devem estar uniformizados, com exceção do técnico, massagista, preparador físico (identificado com CREF) e médico (identificado com CRM).
Único: Os membros da comissão não poderão usar: Short, Camisa regata e calçado Aberto (Chinelo).
3.5 – Em caso das equipes estarem com a camisa da mesma cor, o mandatário do jogo é a equipe que estiver do lado esquerdo da tabela e a mesma deverá providenciar a troca do uniforme.
3.5 – Um atleta não poderá usar nada que seja perigoso para os demais, ficando a critério do árbitro vetar qualquer objeto que não pertença ao uniforme de jogo (brinco, pulseira, piercing, etc.).
Único: O uso da caneleira é opcional.
3.7 – A responsabilidade do uso correto do uniforme será do técnico e do capitão da equipe com fiscalização do árbitro e mesário.
4 – COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES
4.1 – As partidas serão disputadas por equipes compostas por 07 (sete) jogadores, um dos quais obrigatoriamente será o goleiro. O número máximo de jogadores inscritos por equipe é 16 (dezesseis) e só poderão constar em súmula de jogo 15 (quinze) atletas.
4.2 – A equipe não poderá iniciar a partida com o número inferior a 07 (sete) jogadores. Em caso de não haver quantidade mínima exigida para o início da partida será considerado W.O.
4.3 – Se em qualquer momento do jogo a equipe ficar com menor número de jogadores que o exigido 04 (quatro), seja por expulsão, contusão de atleta, cumprimento de penalidade, a partida deverá ser encerrada e considerada vencedora a equipe adversária. Nunca uma equipe infratora poderá ser privilegiada por um WO. A equipe não infratora sempre alcançará seu objetivo nesse caso.
4.4 – Em caso de uma partida paralisada por qualquer motivo, somente será considerada válida a partir do momento em que ¾ (12 minutos e 31 segundos do 2º tempo), já estiverem sidos realizados e será dada a partida como encerrada.
4.5 – A equipe que tiver o número mínimo exigido para iniciar uma partida, estiver em campo e recusar-se a jogar será considerado W.O. A equipe, bem como os jogadores, estará sujeita as penalidades previstas no Código Disciplinar.
4.6 – A equipe que deixar de disputar uma partida, sem justa causa, perderá os pontos em disputa a favor do adversário na forma do regulamento (placar fica 3x0), e ficará proibida de participar nos campeonatos de 2007 e 2008.
A justificativa deverá ser por escrita e protocolada na LPD na segunda-feira até 17:00, à qual será analisada pela Comissão Organizadora, que proferirá seu parecer. Se uma equipe for eliminada da competição, todos os seus resultados obtidos serão anulados, a não ser que seja após uma fase já encerrada.
4.7 – Não serão aceitas inscrições fora do prazo pré-estabelecido.
5– SUBSTITUIÇÕES
5.1 – O número de substituições é livre e volante, e ficam a critério do técnico e/ou capitão quando for o caso.
5.2 – As substituições “deverão” ser efetivadas dentro da área de substituição próxima a mesa do delegado (cinco metros demarcados por duas linhas paralelas). O atleta que será substituído, somente poderá sair do campo por esta área, bem como, o substituto entrar pela mesma e com autorização do mesário.
ÚNICO: Somente será aceita a substituição fora desta área, se o atleta estiver lesionado e não poderá deslocar-se até o local específico, com a autorização do árbitro principal.
5.3 – As substituições efetuadas no intervalo do jogo deverão ser informadas ao mesário, antes do início do 2º tempo pelos jogadores a serem substituídos; devendo sua entrada em campo ser defronte ao mesmo.
6 – FALTAS E PENALIZAÇÕES
6.1 – Após a 7ª falta coletiva por equipe, será cobrado tiro penal, conforme marca no campo de jogo do time infrator (marca do pênalti). No término do primeiro tempo as faltas serão zeradas.
6.2 – Todas as faltas serão cobradas em tiro livre.
6.3 – Todos os atos que venham a ser praticados dentro e fora de campo, uniformizado ou não, no decurso da competição, e que venham a tornarem-se inconvenientes, serão julgados, ficando seus autores sujeitos às penalidades previstas neste Regulamento, desde que sejam relatados em Súmula pelo mesário, árbitro ou Comissão Organizadora. A arbitragem, que porventura for agredida fisicamente durante, ou após o seu término, deverá registrar em súmula e fazer seu relatório, e logo procurar fazer laudo médico, e registrar queixa junto aos órgãos competentes. O dirigente, membro da comissão técnica ou atleta que praticar agressão física contra árbitro ou seus auxiliares no referido evento esportivo, ficará impedido de disputar o campeonato em 2008, além do agressor ser processado e julgado na forma da lei.
6.4 – As penalidades de competência da Comissão Disciplinar terão a seguinte graduação:
o SUSPENSÃO DE JOGOS;
o ELIMINAÇÃO DO CAMPEONATO.
o AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO EM PRÓXIMAS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELA LPD.
6.5 – Os membros a comissão técnica ou atletas, que estiverem cumprindo pena, e que participarem de uma partida alegando desconhecimento da punição, serão eliminados da competição, e a equipe perderá 06 (seis) pontos.
7 – CARTÕES
AMARELO
7.1 – CARTÃO AMARELO - O atleta advertido só poderá retornar a partida, ou ser substituído, após 02 (dois) minutos CRONOMETRADOS de BOLA EM JOGO, permanecendo no banco de reservas até ser informado de seu retorno e receber autorização do árbitro.
7.1.1 – 03 (três) cartões amarelos suspendem automaticamente o atleta da próxima partida.
7.1.2 – Cartões amarelos recebidos na 1ª fase não serão eliminados (zerados) para a fase seguinte.
AZUL
7.2 - CARTÃO AZUL - O atleta estará desqualificado da partida, não podendo retornar ao campo e nem permanecer no banco de reservas, podendo ser substituído após 02 (dois) minutos CRONOMETRADOS de BOLA EM JOGO, devendo o seu substituto permanecer no banco de reservas até que seja informado do final da punição e receber autorização do árbitro para entrar em campo.
7.2.1 - 02 (dois) cartões azuis suspendem automaticamente o atleta da próxima partida.
7.2.2 – No caso de um atleta ser punido com o terceiro cartão amarelo e posteriormente, com o segundo cartão azul, na mesma partida, cumprirá duas partidas de suspensão, uma partida pela série de três cartões amarelos e mais uma partida pela série de dois cartões azuis.
VERMELHO
7.3 - CARTÃO VERMELHO - O atleta estará expulso do jogo, devendo retirar-se do campo e não poderá ser substituído.
7.3.1 - O atleta cumprindo a punição por cartão amarelo no banco de reservas, se expulso, poderá ser substituído.
7.3.2 - O atleta, quando expulso no intervalo da partida, poderá ser substituído.
7.3.3 - O atleta que reincidir em infração passível de punição por cartão disciplinar, quando já advertido, deverá ser expulso do campo de jogo.
7.3.4 - Aos componentes do banco de reservas serão aplicados os seguintes cartões disciplinares: AMARELO para advertência e VERMELHO para expulsão.
7.3.5 – A cada cartão vermelho recebido o atleta terá que cumprir 01 (Um) jogo de suspensão automática e será denunciado ou não para a Comissão Disciplinar.
Único: Todos os cartões deverão constar em súmula como infração individual e coletiva até a 7ª infração. Caso ocorra a punição de outros cartões provenientes da mesma infração, prevalecerá a marcação do 1º cartão.
7.3.6 – O controle da contagem do número de cartões amarelos, azuis e vermelhos recebidos pelo atleta é da exclusiva responsabilidade da associação disputante da competição.
8 – COMISSÃO DISCIPLINAR
8.1 – A Comissão Disciplinar será composta pelo Vice – Presidente da LPD, pelo Diretor Técnico da LPD, pelo Presidente da Comissão Disciplinar LPD/TJD, pelo Superintendente da Funpeel e pelo representante da AACEP, com a finalidade de analisar os relatórios e as súmulas das partidas que tiverem alguma anormalidade anotada pelo árbitro, capitão ou comissão técnica.
8.2 – Estão sujeitos às penalidades do Código Brasileiro de Justiça Desportiva todos os dirigentes, comissão técnica e atletas inscritos no 1º Campeonato Municipal de Futebol Sete Society Masculino.
8.3 – A Comissão Disciplinar se reunirá, sempre que necessário, em data a ser marcada pela LPD, em conformidade com o CBJD.
9 – ARBITRAGEM
9.1 – A arbitragem do certame será de responsabilidade da LIGA POMERODENSE DE DESPORTOS , cabendo a mesma escalar os árbitros e representantes para as partidas da competição.
Único: Serão escalados os árbitros e representantes que participaram de avaliação do Curso de Arbitragem de Futebol 7 Society.
9.2 – O Representante é responsável pela marcação das faltas coletivas, assim como o placar do jogo e a cronometragem dos cartões.
10 – GERAL
10.1 – Cada partida terá duração de 50 (cinqüenta) minutos, divididos em dois tempos de 25 (vinte e cinco) minutos com intervalo de 10 (cinco) minutos entre eles.
10.2 – Os jogadores, técnicos, médicos e massagistas deverão apresentar carteira de identificação antes do início da partida. Ficando a cargo do capitão da equipe entregar as mesmas ao mesário 15 (quinze) minutos antes do jogo e no fim solicitar a sua devolução.
ÚNICO: Serão aceitos como carteira de identificação: RG, Carteira de Motorista (modelo novo), Carteira de Trabalho e Passaporte, Carteira da LPD, ou outro documento com foto, todos estes, somente documentos originais. A não apresentação dos documentos descritos, veda a participação do atleta no jogo. Caso ainda participe do jogo, o time do mesmo perderá 06 (seis) pontos.
10.3 – Após cada julgamento, as decisões das punições impostas pela Comissão Disciplinar ficarão à disposição de todos os representantes das equipes na LPD, e servirá para a confirmação e cumprimento das penas, bem como para conhecimento e ciência das demais equipes.
10.4 – Não será de responsabilidade da coordenação avisar a equipe, bem como o atleta da (s) punição (ões), devendo o mesmo tomar conhecimento na sessão de julgamento ou através do Representante da equipe.
10.5 – O aquecimento não poderá de forma alguma atrasar o início da partida.
11 – FORMA DE DISPUTA
11.1 – O 1º Campeonato Municipal de Futebol Sete Society Masculino será disputado em quatro fases.
11.2 - PRIMEIRA FASE
Denominada de turno único classificatório. Será disputado por todas as equipes devidamente inscritas nessa Competição. As equipes estarão divididas em 02 (dois) grupos. Grupo A com 06 (seis) equipes e Grupo B com 06 (seis), totalizando doze equipes, onde as equipes jogam entre si dentro Grupo.
Nesta fase os jogos serão disputados em 02 (dois) campos, sendo 03 (três) jogos em cada campo.
Classificam-se para a segunda fase os 04 (quatro) melhores de cada grupo. (Índice Técnico)
11.3 - SEGUNDA FASE
Será composta por oito equipes classificadas na primeira fase, da seguinte forma:
Campo do 1º colocado do Grupo A: 2º A x 3º B e o 1º A x 4º B.
O 2º A e o 1º A jogam pelo empate.
Campo do 1º colocado do Grupo B: 2º B x 3º A e o 1º B x 4º A.
O 2º B e o 1º B jogam pelo empate.
O horário para o início do primeiro jogo será às 15:00 horas, com tolerância de 15 (quinze) minutos, somente para o primeiro jogo de cada rodada.
11.4 - TERCEIRA FASE:
Denominada de SEMIFINAL,com dois jogos no campo do melhor índice técnico, da seguinte forma:
Vencedor do jogo Nº 31 x Vencedor do jogo Nº 34
Vencedor do jogo Nº 32 x Vencedor do jogo Nº 33
A equipe com melhor índice técnico joga pelo empate.
Essas disputas serão realizadas em 01 (uma) partida, onde a equipe de melhor campanha (Classificação geral do turno único classificatório entre o 1º A e o 1º B) fará a partida em casa e joga pelo empate.
O mandatário da rodada ficará responsável pelo pagamento de dois seguranças contratados.
O horário para o início do primeiro jogo será às 15:00 horas, com tolerância de 15 (quinze) minutos.
11.5 - QUARTA-FASE
Denominada de fase FINAL, onde acontecem as disputas pelo terceiro lugar, com os perdedores da fase anterior e pelo primeiro lugar entre os vencedores da fase anterior.
O horário para o início do primeiro jogo será às 15:00 horas com tolerância de 15 (quinze) minutos somente para o primeiro jogo.
As equipes jogam na seguinte seqüência nessa fase:
1º Jogo – disputa do terceiro e quarto lugar
Perdedor do jogo Nº 35 x Perdedor do jogo Nº 36
A equipe com melhor índice técnico joga pelo empate, observada a classificação geral no turno único classificatório.
2º Jogo – disputa do primeiro e segundo lugar.
Vencedor do jogo Nº 35 x Vencedor do jogo Nº 36
A equipe com melhor índice técnico joga pelo empate, observada a classificação geral no turno único classificatório.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE DAS PRIMEIRA E SEGUNDA FASE
11.7 – A pontuação das partidas ficará assim distribuída:
o 03 PONTOS – VITÓRIA.
o 01 PONTO – EMPATE.
o 00 PONTO – DERROTA.
11.8 – Em caso de empate entre DUAS EQUIPES dentro na fase classificatória o critério a ser usado para desempate será:
1) Confronto Direto
2) Maior número de vitórias;
3) Menor número de gols sofridos;
4) Maior número de gols marcados;
5) Saldo de gols;
6) Menor número de cartões disciplinares (tendo como peso: Amarelo=01 / Azul =03 / Vermelho=05);
7) Sorteio público.
11.9 - Entre TRÊS OU MAIS EQUIPES:
1) Maior número de vitórias;
2) Menor número de gols sofridos;
3) Maior número de gols marcados;
4) Saldo de gols;
5) Menor número de cartões vermelhos;
6) Menor número de cartões amarelos;
7) Sorteio público.
11.10 – Receberão premiação no final do 1º Campeonato Municipal de Futebol Sete Society masculino
1) Troféu para artilheiro,
2) Troféu para goleiro (defesa) menos vazado;
3) 20 Medalhas aos atletas até o quarto lugar;
4) Troféu para a equipe campeã, vice-campeã e 3º colocada .
O goleiro menos vazado será da equipe que tiver a defesa menos vazada (média).
5) Troféu transitório, denominado Gilmar Knaesel, (sendo que este terá que ser devolvido 01 mês antes do início da próxima competição (2008) e assinar o recebimento do mesmo com um termo de compromisso).
6) Troféu disciplina, para a equipe mais disciplinada.
7) Medalha Atleta revelação.
8) Medalha atleta mais idoso.
11.11 – Caso alguma equipe não tiver mais chances de classificação na primeira fase e decidir não participar de uma ou mais rodadas, todos os integrantes da equipe estarão automaticamente suspensos do 2º CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SETE SOCIETY MASCULINO a ser realizado em 2008.
ÚNICO: Em caso de algum integrante da equipe suspensa comparecer ao local da partida uniformizado, o mesmo não deverá ser penalizado. (Desde que o mesmo se justifique com a Comissão Organizadora)
12 – RESPONSABILIDADES DOS MANDATÁRIOS
12.1 – A equipe mandatária terá responsabilidade de:
1) Marcar o campo de jogo, colocação das redes e outros cuidados, para que haja condições normais para a disputa de uma partida;
2) Disponibilizar os gandulas (Mínimo de 02);
3) Providenciar água mineral para representantes da LPD;
4) Disponibilizar 02 (dois) seguranças à disposição da Comissão Organizadora e integrantes da LPD. (Assinar termo conforme modelo anexo). Na semifinal e final deverão ser contratados dois seguranças com o respectivo pagamento pelo mandatário.
5) Providenciar 01 bola em condições de jogo. (Aprovada pelo árbitro da partida)
Obs: A bola oficial do campeonato é a ADIDAS Society.
13 – DISPOSIÇÕES FINAIS
13.1 – Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora, baseados no CBJD e nas Normas Orgânicas do Futebol Brasileiro.
13.2 – As normas não descritas neste regulamento serão obedecidas, conforme critérios estabelecidos pela CBF7S (Confederação Brasileira de Futebol 7 Society)
1.3.3 – É terminantemente proibida a venda de bebidas, que não estejam acondicionadas em vasilhames de plástico ou papelão para uso ao redor do campo de jogo, nos dias de jogos, sendo a diretoria da equipe mandatária responsável pelo cumprimento deste artigo.
1.3.4 – A equipe mandatária das partidas será responsável e deverá tomar todas as providências cabíveis para prevenir e reprimir desordens em sua praça de esportes,visando a segurança dos espectadores, dirigentes, técnicos, atletas e outras pessoas presentes ao evento.
1.3.5 – O Departamento Técnico da LPD expedirá nota oficial ou resolução para a boa e fiel execução do regulamento geral, técnico e disciplinar.
Pomerode, agosto de 2007.
Depto. Técnico LPD.
Qualquer dúvida:
ligapomerodense@terra.com.br
www.ligapomerodense.com.br
Fone: 3387 – 0640, à tarde.
9985.8015 – Waldemar Buse – Presidente
9981.6163 – Ademar Ramthum – Vice
3387- 3756 – Rolf weh
Fax: 3387 - 6943