Copa Pomerode de Futebol 2017 - Categorias de Base - Troféu Sido Konell (in memoriam)
COPA POMERODE DE FUTEBOL 2017 MASCULINO SUB 10/12/14/16 Troféu Sido Konell (in memorian) REGULAMENTO TÉCNICO 1. COMPETIÇÃO 1.1. A competição é promovida pela Prefeitura Municipal de Pomerode, através da Fundação Promotora de Eventos, Esportes e Lazer – FUNPEEL. A arbitragem e o gerenciamento técnico-administrativo serão pela LIGA POMERODENSE DE DESPORTOS – LPD. 1.1.1 A Copa Pomerode de Futebol – FUNPEEL/LPD 2017 será disputada nas seguintes categorias: SUB 10 (Nascidos 2007/2008) SUB 12 (Nascidos 2005/2006) SUB 14 (Nascidos 2003/2004) SUB 16 (Nascidos 2001/2002) 1.2. A Copa Pomerode de Futebol – FUNPEEL/LPD 2017, Categorias de Base será disputada pelas regras e normas designadas por este regulamento, definido em comum acordo entre a organização, equipes participantes, também pelas regras e normas do Futebol, regidas pela Federação Catarinense de Futebol e pela Confederação Brasileira de Futebol, no que couber neste campeonato. 1.3. O campeonato tem como objetivo proporcionar a prática do futebol para atletas de Pomerode e convidados de outras localidades. 1.4. Os jogos serão realizados em campos definidos em comum acordo, entre Clubes e FUNPEEL/LPD. Os jogos serão realizados aos Sábados, Domingos ou Feriados, conforme a tabela, com tolerância máxima de 15 (quinze) minutos, somente para o primeiro jogo. 1.4.1 No SUB 10 o escanteio será cobrado entre a linha da grande área e a linha de fundo e o tiro de meta será cobrado em cima da linha da grande área. 1.5. O cancelamento de partida ou rodada por parte da Comissão Organizadora do campeonato poderá ser feito até, às 16 horas da sexta-feira, que antecede a partida, a partir daí a decisão será em comum acordo. No caso de suspensão de uma rodada, a mesma será realizada na semana seguinte, sendo que as próximas rodadas serão automaticamente transferidas para as semanas seguintes. 1.6. A competição inicia no dia 06/agosto/2017, e será disputada pelas Associações, confirmadas e divulgadas em Nota Oficial da LPD.
2. INSCRIÇÕES 2.1. Poderão ser inscritos 25 atletas, no máximo, sendo que, para cada partida serão relacionados 11 atletas + 9 suplentes. 2.2. Para a 1ª. Rodada os atletas deverão estar inscritos até 1º de agosto/2017, terça-feira, até às 17h, com protocolo na LPD da cópia do RG e + 2 fotos, sendo confeccionada a carteira de atleta e a ficha de assentamentos de cada atleta. 2.3. Em caso de qualquer dúvida, será requisitado o RG original para conferência das informações. 2.4. Poderão permanecer no banco de reservas: 1 Técnico, 1 Auxiliar Técnico e 1 Massagista, devidamente identificados, com documento original, com a respectiva foto. 2.5. A complementação da inscrição dos 25 atletas encerra na quinta-feira, que antecede a 3ª. (terceira) rodada da fase classificatória e será comunicado em Nota Oficial. 2.6. Cada equipe deverá preencher a ficha de inscrição, anexar a cópia do RG e mais 2 fotos dos atletas, em suas respectivas categorias, com protocolo na sede da LPD até o dia 1º/agosto/2017 (terça-feira) até as 17:00 horas.
3. UNIFORME 3.1. As equipes deverão estar completamente uniformizadas para poder participar da partida. Compreende-se por uniforme completo: camisa numerada da mesma cor, calção da mesma cor (numerado ou não), se numerado, com o mesmo número da camisa, meia da mesma cor, caneleiras e a chuteira sem travas de alumínio. 3.2. O capitão da equipe deverá estar devidamente identificado com a faixa de capitão (braçadeira). 3.3. Todos os atletas, inclusive no banco de reservas devem estar uniformizados, salvo comissão técnica, sendo que os membros da comissão técnica não poderão usar: Camisa regata e calçado Aberto (Chinelo). 3.4. Em caso das equipes estarem com a camisa da mesma cor, o visitante do jogo, é a equipe que estiver do lado direito da tabela, e o mesmo deverá providenciar a troca da camisa, autorizada pela arbitragem. 3.5. O atleta não poderá usar nada que seja perigoso para si e para os demais, ficando a critério do árbitro vetar qualquer objeto, que não pertença ao uniforme de jogo (brinco, pulseira, piercing ou outros adornos, etc.). 3.6. A responsabilidade do uso correto do uniforme será do técnico e do capitão da equipe, com a devida autorização da arbitragem. 4. COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES 4.1. As partidas serão disputadas por equipes compostas por 11 (onze) jogadores, um dos quais obrigatoriamente será o goleiro. O número máximo de atletas inscritos por equipe é de 25 (vinte e cinco), um técnico, um auxiliar técnico e um massagista, devidamente inscritos na competição. 4.2. As substituições serão livres e autorizadas pelo mesário, junto à linha lateral do campo, parando o jogo, somente, para a substituição do goleiro. No SUB 14 e SUB 16, o atleta substituído não poderá retornar ao jogo. No SUB 10 e SUB 12 poderá retornar. 4.3. Os atletas, técnico, auxiliar técnico, e massagista deverão apresentar a carteira da LPD – Liga Pomerodense de Desportos, ou documentos originais com foto, antes do início da partida. Serão aceitos como carteira de identificação: RG, CNH, Carteira de Trabalho, CREF, CRM, CREA e Passaporte. 4.4. Apenas uma pessoa da Comissão Técnica poderá estar na área técnica, para passar instruções a seus atletas. 4.5. A FUNPEEL/LPD não se responsabilizam por acidentes com atletas, comissão técnica ou dirigentes; antes, durante ou depois de qualquer partida, cabendo às associações participantes e devidamente inscritas, às providências, quanto às condições de aptidão física de cada atleta para a prática da modalidade de futebol; bem como, a devida autorização do pai/mãe ou responsável para a disputa desse campeonato. 5. FORMA DE DISPUTA 5.1. Em todas as categorias haverá 10 (dez) minutos de intervalo, em cada partida. A duração dos jogos será da seguinte forma: SUB 10 e SUB 12 = Dois períodos de 20 minutos SUB 14 e SUB 16 = Dois períodos de 25 minutos 5.2. O campeonato será disputado em três fases. 5.2.1. Primeira Fase (Classificatória) – Será disputada em turno único classificatório entre as equipes participantes. 5.2.2. Segunda Fase (Semifinal) – Será disputada em jogos únicos (1º x 4º e 2º x 3º), em estádio, a definir pela Comissão Organizadora. O primeiro e o segundo jogam pelo empate. 5.2.3. Terceira Fase (Final) – Será disputada em Pomerode, em estádio, a definir pela Comissão Organizadora. 5.2.4. A disputa da medalha de bronze será em jogo único e em caso de empate haverá disputa de pênaltis para apontar o vencedor. 5.2.5. A disputa da medalha de ouro será em jogo único e em caso de empate haverá disputa de pênaltis para apontar o campeão. 6. PONTUAÇÃO 6.1. A pontuação das partidas ficará assim distribuída: a) Vitória = 3 pontos; b) Empate = 1 ponto; c) Derrota = 0 ponto; d) W X 0 = 3x0 7. CRITÉRIOS DE DESEMPATE: Entre duas equipes: 7.1. Confronto direto; 7.2. Maior número de vitórias; 7.3. Menor número de gols sofridos; 7.4. Maior número de gols marcados; 7.5. Maior saldo de gols; 7.6. Menor número de cartões vermelhos; 7.7. Menor número de cartões amarelos; 7.8. Sorteio público. Entre três ou mais equipes: 7.1. Maior número de vitórias; 7.2. Menor número de gols sofridos entre si; 7.3. Maior número de gols marcados entre si; 7.4. Maior saldo de gols; 7.5. Menor número de cartões vermelhos; 7.6. Menor número de cartões amarelos; 7.7. Sorteio público. 8. PREMIAÇÃO 8.1. A Premiação será oferecida pela FUNPEEL. 8.2. Troféus para a equipe campeã, vice-campeã e terceira colocada; 8.3. 25 medalhas para o primeiro, 25 medalhas para o segundo e 25 para o terceiro colocado; 8.4. Troféu para o artilheiro; 8.5. Troféu para o goleiro (defesa) menos vazado, (dois finalistas); 8.6. Medalha para o destaque da Final, um para cada time; 8.7. Troféu para a equipe mais disciplinada. (Tendo como peso: cartão amarelo=1 e vermelho = 5), (dois finalistas). 9. ARBITRAGEM 9.1. A equipe de Arbitragem e o Delegado da partida serão escalados pela Comissão de Arbitragem da Liga Pomerodense de Desportos – LPD, obedecendo ao contrato de prestação de serviços, conforme licitação e legislação em vigor. A taxa de arbitragem será subsidiada pela FUNPEEL para os jogos em que as equipes pomerodenses forem mandantes. 10. RESPONSABILIDADE DO MANDANTE 10.1 O mandante da partida será responsável pelas medidas de ordem administrativa e técnica, indispensáveis à segurança no estádio, no campo de jogo e à normalidade do trabalho da arbitragem e demais envolvidos na realização da competição. 10.2. É de responsabilidade da equipe mandante fornecer, três bolas aprovadas pelo árbitro da partida. 10.3. SUB 16 e SUB 14 = Bola oficial; SUB12 e SUB 10 = Bola número quatro. 11. INFRAÇÕES DISCIPLINARES 11.1. Todas as infrações disciplinares cometidas por Clubes, atletas ou dirigentes inscritos nessa competição, dentro ou fora do campo, uniformizado ou não, serão analisados pela Diretoria da LPD, ficando seus autores sujeitos às penalidades previstas neste regulamento e em conformidade, com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). 11.2. A equipe que não apresentar o número legal de 07 (sete) atletas para iniciar a partida, ao completar o tempo de tolerância de 15 (quinze) minutos, o árbitro fará o relatório e encaminhará com os demais documentos da partida, para o Departamento Técnico da LPD, que após análise enviará para a Diretoria da LPD, que aplicará as sanções cabíveis. 12. CARTÕES 12.1. O atleta que for expulso de campo ou do banco de reservas (cartão vermelho) ficará automaticamente impedido de participar da partida subsequente deste campeonato, em sua respectiva categoria. 12.2. O atleta que for advertido, com a exibição do cartão amarelo, por três vezes, ficará impedido, automaticamente, de participar da partida subsequente. 12.3. O controle da contagem do número de cartões amarelos e vermelhos recebidos pelo atleta é de exclusiva responsabilidade das equipes participantes deste campeonato, na respectiva categoria. 12.4. O atleta que numa mesma partida, receber uma advertência (um cartão amarelo) e posteriormente, receber a segunda advertência (segundo cartão amarelo), com exibição do cartão amarelo antes do cartão vermelho, vindo a ser expulso na partida, ambas as advertências de cartão amarelo não serão computadas para as três advertências (três cartões amarelos), que geram o impedimento automático. 12.5. Quando um atleta for advertido com um cartão amarelo e, posteriormente, for expulso de campo com a exibição direta de cartão vermelho, aquele cartão amarelo inicial permanecerá em vigor, para o cômputo dos três cartões, que importarão em impedimento automático e, se for o terceiro da série, o atleta será penalizado com dois impedimentos automáticos, sendo um pela sequência de três cartões amarelos e outro pelo recebimento do cartão vermelho, em sua categoria. 12.6. Por partida subsequente entende-se a primeira que vier a ser realizada àquela em que se deu a expulsão ou a terceira advertência, em sua categoria. 13. CRONOGRAMA DE DATAS DA COMPETIÇÃO 13.1. A data para a entrega do termo de participação será dia 1º/agosto/2017. 13.2. A competição inicia no dia 06/agosto/2017. 14. GERAL 14.1. A comissão organizadora do campeonato expedirá nota oficial ou resolução para a boa e fiel execução do regulamento geral, técnico e disciplinar. 14.2. Qualquer alteração no andamento do campeonato será divulgada através de resoluções pela Comissão Organizadora. 14.3. Os casos omissos, dúvidas na interpretação do regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora, baseado no Regulamento Geral de competições da FCF, CBF e CBJD. Homologado em julho de 2017. Ademar Ramthun Presidente da LPD Zauri Martins do Nascimento Presidente da FUNPEEL