Liga Pomerodense De Desportos
 Usuário: Senha:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS  
13/04/2024
 
..................................................
10/04/2024
 
..................................................
14/04/2024
 
..................................................
 
ARBRITAGEM :: ARBRITOS
 
  2020 - LPD - APAF - Árbitros pomerodenses participam de capacitação física ...
Árbitros pomerodenses participam de capacitação física.
     Treinamento foi promovido pela Abaf e ministrado por instrutor da CBF.
     Por Jornal de Pomerode/Esporte - Publicado em 04/11/2020 18:55Foto: Divulgação
     No último domingo, 1º de novembro, a Associação Blumenauense de Árbitros de Futebol (Abaf) deu continuidade à capacitação de seus associados, ao realizar um treinamento físico, com o apoio da Liga Blumenauense de Futebol (LBF). Promovido no C.C.T. Velha Central, em Blumenau, os trabalhos foram capitaneados pelo professor Jolmerson de Carvalho, instrutor físico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
     Estiveram presentes 26 árbitros e assistentes, entre eles, sete de Pomerode, que compõem o quadro da Associação Pomerodense de Árbitros de Futebol (Apaf). Na oportunidade, foram realizados trabalhos físicos, que simularam situações de jogo.
     “Foi muito positiva a participação dos nossos árbitros, afinal, além de podermos nos preparar fisicamente, o treinamento contou com várias situações que acontecem durante o jogo, como explosão, lateralidade e, principalmente, presença de área em um possível contra-ataque. E para finalizar, realizamos o simulado do teste que a Federação (Catarinense de Futebol) aplica, no começo do ano, para aprovação dos árbitros na instituição, compreendendo 40 tiros de 75 por 25 metros, com um tempo de 17 a 20 segundos”, ressalta Klaus Utpadel, presidente da Apaf.
     Para ele, o trabalho do professor Jolmerson de Carvalho é extraordinário, além de ser um profissional altamente qualificado. “Precisamos ter em mente que, hoje em dia, os árbitros dependem desse tipo de capacitação, tanto no pilar técnico, quanto no físico, o que na minha opinião, é o essencial. Um árbitro precisa estar na sua melhor forma sempre, para que a parte física não atrapalhe a parte técnica. E isso foi muito demonstrado nesta capacitação”, acrescenta Utpadel. A Apaf está com mais um treino físico marcado, para o próximo dia 22 de novembro, com seus associados. “Um árbitro não pode simplesmente esperar chegar o fim de semana, para apitar um jogo. Ele precisa se aperfeiçoar. Tanto que, essa mentalidade de não querer treinar, na nossa associação, está descartada. As mudanças são necessárias e, felizmente, nossos associados estão aderindo a esta nova realidade”, comemora.A entidade pomerodense agradece à Abaf e LBF, na pessoas do seus presidentes, Fabiano dos Santos e Osni Contesini, pelo convite. “Não posso deixar de sempre agradecer, também, ao presidente da LPD, Ademar Ramthun, pelo apoio a todos os eventos que a Apaf realiza ou participa”, finaliza.
     

04/11/2020

Presidência
 
Diretoria
 
Agenda
 
ANUNCIO