Liga Pomerodense De Desportos
 Usuário: Senha:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS  
13/04/2024
 
..................................................
10/04/2024
 
..................................................
14/04/2024
 
..................................................
 
ARBRITAGEM :: ARBRITOS
 
  2006 - Quero ser Árbitro
Se você é um cidadão comum e gostaria de tornar-se um árbitro ou assistente de futebol, deve seguir alguns procedimentos, saiba quais:
     - Ter mais de 18 anos;
     - Certificado de conclusão do ensino médio(2º grau);
     - Certificado de conclusão do curso de formação de árbitros.

     Cursos de formação de árbitros.
     A Comissão de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol, em parceria com o Sindicato dos Árbitros (SINAFESC), ministra, a cada ano, cursos de formação de árbitros.
     O objetivo é formar árbitros e assistentes para compor e renovar o quadro de árbitros da entidade, assim como das Ligas Não-Profissionais e da Confederação Brasileira de Futebol. Os cursos estudam e analisam as regras oficiais do futebol, a interpretação, a aplicação, assim como, regulamentações, orientações e legislações, sobre o jogo. Também são abordados os aspectos éticos, psicológicos, físicos, que a função requer. Na parte prática, os cursos orientam sobre o preenchimento da súmulas, relatórios, prestação de primeiros socorros, relacionamento interpessoal e até organização de competições. A carga horária é de 240 horas e os pré-requisitos são seguintes: maioridade (18 anos), diploma do ensino médio (2º grau). Os documentos necessários são: fotocópia da identidade, certificado de conclusão do ensino médio e uma foto 3x4. Logo que iniciem as inscrições para um novo curso, daremos ampla divulgação.
     
     Da teoria à prática.
     Depois de concluído o curso, o árbitro formado deverá filiar-se a uma Liga Não-Profissional. São 33 Ligas, ativas, espalhadas no Estado. Após a filiação, o árbitro começa efetivamente a arbitrar os jogos na respectiva Liga. Conforme o desempenho e aprimoramento na função, seja como árbitro ou árbitro-assistente, passa a ser relacionado em sorteios da FCF, no caso das competições profissionais, ou a ser escalado em partidas não-profissionais.

     Quadro nacional
     A Federação Catarinense de Futebol conta com 21(vinte e um) árbitros, entre árbitros e assistentes, no quadro da Confederação Brasileira de Futebol. São 8(oito) árbitros e 13(treze) árbitros assistentes.
     No quadro de assistentes está a árbitra assistente Cleidy Mary dos Santos Nunes Ribeiro, que também integra o quadro da FIFA.
     
     Cursos de atualização e reciclagem.
     A Comissão de Arbitragem da FCF ministra também os cursos de atualização e reciclagem de arbitragem. A freqüência dos cursos segue conforme solicitação das Ligas.
     Mais informações com o Presidente da Comissão de Arbitragem,
     Sr. José Carlos Bezerra, pelo tel. 47-3367-0313 - ramal 24.

     Na Liga Pomerodense de Desportos - LPD o contato deverá ser feito com o Sr. Rolf Weh.
     Fone: 3387 - 0640.


12/06/2006

Presidência
 
Diretoria
 
Agenda
 
ANUNCIO